CARACTERIZAÇÃO INTEGRADA DO MUNICÍPIO DE ALAGOA COMO PRODUTOR DE QUEIJO ARTESANAL

Alagoa é reconhecida pela sinuosidade de seu relevo e pelo clima ameno, está localizada entre as montanhas da Serra da Mantiqueira ao Sul de Minas Gerais.

Alagoa é reconhecida pela sinuosidade de seu relevo e pelo clima ameno, está localizada entre as montanhas da Serra da Mantiqueira ao Sul de Minas Gerais. Pequena e tranquila, a cidade preserva nos seus costumes, culinária, tradições, festividades, pontos turísticos e a cultura do homem do campo.

A Serra da Mantiqueira é uma cadeia montanhosa, com formação geológica datada da Era Arqueana, compreendendo um maciço rochoso que possui grande área de terras altas, com altitudes que variam de, aproximadamente, 1.000 até 3.000 metros, situada ao longo das divisas de três estados brasileiros. Cerca de 60% dela se encontra no território de Minas Gerais, 30% no Estado São Paulo e 10% no Rio de Janeiro.

Com relevo movimentado, coberta, principalmente, por vegetação de Mata Atlântica e inserida na Zona Tropical Central Mesotérmica, com temperaturas médias anuais entre 10° e 15° C e índices de umidade elevados, a região tem pendor para o ecoturismo e tem atraído cada vez mais visitantes, que buscam desfrutar das paisagens deslumbrantes, com belas cachoeiras e comidas típicas da culinária mineira, destacando-se o tradicional Queijo Artesanal de Alagoa.

As tradições de Alagoa têm como destaque a agricultura familiar, a pecuária leiteira e a produção do queijo artesanal, produzido pela população que vive na

zona rural. O seu clima e topografia são determinantes no diferencial do sabor do queijo alagoense.

O Queijo Artesanal de Alagoa tem significativa relevância socioeconômica, uma vez que sua produção é fonte de renda para muitas famílias do município.

A caracterização do queijo artesanal é o processo de reconhecimento de municípios produtores, por meio de diagnóstico de produção, levantamento histórico e cultural e da caracterização integrada de meio físico, fundamentada na análise integrada de Unidades de Paisagem, dos componentes básicos do meio físico – geologia, geomorfologia e pedologia – e inferências no meio biótico, e também das potencialidades/limitações para usos e ocupações antrópicos.

A caracterização do Queijo Artesanal de Alagoa é um dos passos importantes para conhecer a realidade dos produtores desse queijo. Além disso, a exigência de adequação do produto às regulamentações vigentes de produção e comercialização é outro passo a ser seguido sendo uma forma de agregar valor ao produto e minimizar os riscos de transmissão de doenças ao consumidor.

O presente estudo, objeto deste relatório, foi caracterizar o município de Alagoa como produtor de Queijo Artesanal.

Download do material

APOIO: Logo Prefeitura Logo Emater

Preencha as informações e envie o seu contato.

    Rua Ouro Fala, 54 Centro, Alagoa - MG CEP 37.458-000