Como conservar o queijo Alagoa em casa

A maneira de conservar o Queijo Alagoa vai depender do objetivo que se busca.

Conservar na Geladeira

A maneira de conservar o Queijo Alagoa vai depender do objetivo que se busca. Se você pretende conservá-lo mais próximo da maneira como o adquiriu, você poderá guardá-lo em uma caixa plástica Tupperware ou envolvê-lo em um filme plástico e colocá-lo na parte de baixo da geladeira, onde é menos frio. Porém é bom saber que o processo de maturação nesse caso será mais lento, porém, o queijo continua seu processo natural de maturação devido aos microrganismos que estão presentes na casca e em seu interior. A temperatura ideal é de 8 a 12 graus. Você também poderá revestir o Queijo Alagoa com papel manteiga, neste caso poderá haver uma desidratação do queijo, pois o ambiente da geladeira provocará o seu ressecamento. Para evitar que isto ocorra cubra-o com um tecido umedecido ou coloque uma vasilha de água dentro da geladeira para manter a umidade.

Maturando em temperatura ambiente

Se o seu objetivo é maturar (O queijo Alagoa é ideal para este fim) você poderá fazê-lo em casa em um ambiente protegido de luz solar direta e no local mais fresco que puder. Vá revirando o queijo a cada dois ou três dias e não se esqueça de protegê-lo de insetos. Maturação é um processo natural de transformações químicas e físicas que ocorrem no queijo alterando o aroma, textura e sabor. Os microrganismos específicos se encarregam de fazer este trabalho para você. Não se preocupe, pois os queijos de leite cru já trazem estes pequenos trabalhadores. O tempo de maturação ou cura vai depender do gosto de cada consumidor, quanto mais tempo o queijo curar, maiores serão as transformações organolépticas. Portanto mais picante e “forte” será o sabor e aroma e mais dura a sua consistência. Dependendo do fungo colonizador, da temperatura, umidade e tamanho do seu queijo ele poderá ficar com consistência cremosa, quebradiça, granulosa ou dura. O tempo médio vai de 30 a 180 dias de maturação, mas nada impede de maturar por mais tempo, podendo chegar a um ano. No final do processo, seu queijo apresentará uma fina camada branca ou esverdeada sobre a casca, isso é normal, são os fungos colonizadores que promovem a maturação. Ao consumi-lo você poderá raspar com uma faca, passar um papel toalha umedecido ou mesmo lavá-lo com água e uma bucha para retirar o mofo superficial.

Maturando em Azeite Extra Virgem

Utilize um recipiente que caiba o seu queijo e cubra-o com azeite extra virgem de qualidade, coloque ervas aromáticas de sua preferência, orégano, alecrim, tomilho e tampe-o. Deixe em imersão por 30 dias, depois retire o queijo e limpe o excesso de azeite com um papel toalha e consuma. Você também pode maturar o queijo com azeite pincelando a casca com um pincel e revirando-o diariamente por 30 dias.

Júlio César Fleming Seabra
Engº Agrônomo

APOIO: Logo Prefeitura Logo Emater

Preencha as informações e envie o seu contato.

    Rua Ouro Fala, 54 Centro, Alagoa - MG CEP 37.458-000