Sobre nós

As atividades da Associação tiveram início em 25 de março de 2019 e desde então os produtores têm se desenvolvido continuamente, melhorando a sua produção, embalagens, aumentando o seu número de pedidos e buscando formas de mostrar a qualidade do queijo que é produzido em Alagoa.

A Associação apoia e incentiva todas essas atividades, entendendo que quando há um trabalho em conjunto, o ganho é para além da produção, é para as famílias, para a comunidade e para toda a cidade de Alagoa.

Diretoria atual

  • Francisco Antônio de Barros Júnior (Chiquinho)

    Presidente

  • Thaylane Siqueira Guedes

    Diretora Financeira

  • Leandro Siqueira Chaves

    Diretor Secretário

Nossa história

A região da Serra da Mantiqueira se destaca em Minas Gerais por suas características ambientais com seu relevo repleto de montanhas, propiciando um clima frio e uma riqueza hídrica inigualável. Em meados de 1920, essas características atraem a atenção do italiano Pascoal Poppa, que com sua esposa Luiza Altomare Poppa, migram do Rio de Janeiro para Alagoa vislumbrando a possibilidade de produzir um produto típico de sua cidade natal, Parma, o queijo Parmesão.

Segundo relato de antigos moradores de Alagoa, Pascoal Poppa construiu três laticínios no município, um no distrito sede, um numa propriedade adquirida no bairro  Boa Vista, em sociedade com João Luís da Fonseca, e um terceiro, o Laticínio “Edméia”, nome dado em homenagem a sua filha.

Aos poucos, o queijo produzido em Alagoa ganhou mercado e despertou interesse do Coronel Porfírio Mendes Pinto, um abastado pecuarista da região, que até então produzia em sua propriedade o “queijo minas”.  Apesar da vontade em empreender o ofício de queijeiro, o Coronel Porfírio Mendes Pinto não tinha os conhecimentos necessários, não dominava a tecnologia de fabricação do queijo Parmesão.

Aos poucos o modo de produção do queijo dito parmesão foi sendo replicado por outros produtores e a atividade começou a se tornar rentável na região, e novos empreendimentos começaram a ser constituídos. E assim, num curto espaço de tempo, a tecnologia se espalhou por Alagoa e cidades vizinhas.

Somente em 2019, a região de Alagoa foi identificada e reconhecida pelo Governo de Minas Gerais, através do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER/MG), órgãos ligados à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa/MG), como região produtora de queijo artesanal, através das portarias 1985 e 1986.

Com esse reconhecimento, o Queijo de Alagoa reforçou a sua característica terroir, o que contribui para o seu desenvolvimento comercial.

Como ser um associado

Se você ainda não experimentou o Queijo Artesanal de Alagoa, você poderá encontrar aqui um produtor e realizar sua compra diretamente com ele. Agora se você já se encantou pelo nosso produto, aqui é possível encontrar o contato de quem pode encher o seu estoque.

O queijo produzido em Alagoa pode ser enviado por transportadoras de todos os tipos e para qualquer lugar do Brasil. Os produtores atendem pessoas físicas e jurídicas, então faça contato e aproveite! 

Vamos ficar muito felizes
de ter você conosco

Vem conversar com a gente

Região de Alagoa/MG

Localizada nas terras altas da Mantiqueira, faz parte da Estrada Real e tem um cenário lindo das montanhas da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais.

 A gastronomia mineira local e os deliciosos queijos artesanais, são um grande atrativo para os turistas, que também podem realizar maravilhosos passeios turísticos em várias cachoeiras que rodeiam a cidade e caminhadas no Pico do Santo Agostino ou Garrafão, na Pedra do Segredo ou do Juquinha, na Serra da Mitra do Bispo ou ainda no Pico do Chorão. Além de diversas cachoeiras como a Cachoeira do Facão, do Zé Pena, Corredeiras do Itaoca ou no Rio Aiuruoca.

 Uma cidade tranquila, para poder descansar e curtir com amigos e família!

Publicações e Orientações Publicações e Orientações ao produtor

Acessar
APOIO: Logo Prefeitura Logo Emater

Preencha as informações e envie o seu contato.

    Rua Ouro Fala, 54 Centro, Alagoa - MG CEP 37.458-000